Quando falamos da importância de regularizar um imóvel, tratamos exatamente de transformar sua casa em algo muito mais valioso, em diversos sentidos. Neste texto vamos deixar mais claro quais são as vantagens de um imóvel com escritura.
Podemos mencionar estes cinco pontos como diferenciais que elevam a importância de buscar a devida regularização de seu terreno.
Muitos não fazem ideia, mas a ausência da documentação correta ao tentar vender uma casa faz uma diferença realmente significante no preço ofertado.
Usualmente, a falta de escritura representa uma queda de 35% no valor de mercado da construção. Isso significa, por exemplo, que numa propriedade de R$ 500.000, ela só conseguiria ser vendida, no máximo, por R$ 325.000. Além disso, o fato de não ter a devida matrícula atualizada implica em uma dificuldade muito maior em encontrar compradores.
Não ter a regularização afugenta muitos interessados, pois é uma responsabilidade de alto risco que terá de ser assumida.
Solicitar o financiamento para aquisição de uma casa não é um procedimento simples. Existe uma longa burocracia atrelada a este processo, e tudo depende da devida regularização através de uma matrícula válida e atualizada.
Se você não regularizou a casa que deseja vender, não irá conseguir contar com auxílio de instituições de financiamento para intermediar a venda para quem quer que tenha se interessado em adquirir seu imóvel.
A razão disso é que todo o processo de financiamento envolve diretamente o proprietário por direito do imóvel, que é aquele que o nome e dados constam na matrícula. Senão, seria como se você estivesse tentando negociar algo que não é seu, com instituições sérias envolvidas no meio, o que torna o financiamento uma opção inviável.
A situação é similar ao do financiamento. O crédito habitacional é concedido ao proprietário nomeado na ficha de matrícula do imóvel. Dessa forma, um imóvel não regularizado não tem sua escritura atualizada, e dessa forma, as formalidades que protegem as instituições de créditos de fraudes são acionadas e impedem o prosseguimento da solicitação.
Quando é solicitado um crédito habitacional, é necessário apresentar todos os documentos que comprovam sua propriedade sobre o imóvel no qual você irá aplicar o crédito para a aquisição, construção ou reforma. Se a escritura não estiver conferindo com a situação, nada poderá ser feito.
Quando tratamos de uma herança, tratamos de deixar algo nosso para nossos entes queridos, sejam parentes, nosso cônjuge ou filhos e netos.
Mas é justamente aí que fica o ponto que devemos prestar atenção. Na herança, só é considerado válido aquilo que, de fato, é seu! Isso mesmo, bens que são comprovadamente pertencentes a você, perante a lei e justiça.
Caso contrário, você estaria tentando repassar para outra pessoa algo que, na verdade, nunca foi seu. É algo que surpreende muitas pessoas, mas o que podemos afirmar é que só regularizando a escritura da casa…
Essa é a maior vantagem. Apenas com a escritura regularizada você pode ser considerado, de fato, proprietário do imóvel em que vive. Senão, você possui menos direitos que um inquilino de alguma propriedade alugada.
Isso porque nenhuma formalidade lhe protege. Contratos de fundo de gaveta não possuem valor em grande parte das situações, como todas que mencionamos acima.
Com a matrícula do imóvel atualizada, constando seu nome, aí sim você poderá se orgulhar e dizer que é dono do seu terreno! Sem asteriscos, sem “mas”. Você será o verdadeiro proprietário e ponto final.
Podemos lhe contar muitas outras vantagens e mostrar que para você regularizar sua casa você investe muito menos do que imagina, e acaba fazendo valer a pena a partir do primeiro instante, com a matrícula de seu lar em mãos! Entre em contato com a Minha Escritura e consulte os serviços que nossos especialistas podem prestar a você!